A dinâmica das organizações tem sido afetada pelo avanço de iniciativas digitais e é importante promover a Transformação Digital nas empresas corretamente, seja no seu trabalho ou negócio próprio.
Estar alinhado aos novos modelos de negócio e atender às expectativas dos clientes precisa ser um grande objetivo a perseguir constantemente.
Desse modo, os líderes precisam estar conscientes sobre as estratégias necessárias à mudança da cultura organizacional, seja pela revisão e correção dos seus processos internos (antes de automatizar), fluidez na execução e comunicação ou mesmo aumentar a eficiência em geral.
Mas, antes de “colocar a mão na massa” é fundamental criar as bases para sustentar o processo de transformação digital e de agilidade que a organização ou seu negócio precisam.
Como é um processo, a organização precisa dar os passos certos para que a transformação digital ocorra com tranquilidade e êxito esperados.
3 fases do processo de transformação digital nas empresas
As 3 fases do processo para transformar seu trabalho ou negócio próprio são:
Fase 1 – Digitização
É quando ocorre a conversão de um material originalmente analógico em um formato digital. Ex.: quando escaneamos um documento e geramos um pdf.
Similarmente, também pode ser entendido como o processo de mudar a forma analógica para digital. Ex: deixar de fazer anotações em folha de papel e usar um editor de textos ou planilha eletrônica.
Fase 2 – Digitalização
É quando a tecnologia é usada para exponenciar os resultados promovidos pela fase 1 (digitização), uma vez que torna os processos mais automatizados, aumenta a eficiência operacional e pode proporcionar avanços no desenvolvimento da organização, preparando-a para a transformação digital e inovação. Ex: uso de sistemas, automações (RPA), dados na nuvem, só para citar alguns.
Fase 3 – Transformação Digital em si
Contudo a terceira fase é uma jornada mais ampla, que colhe os benefícios das fases 1 e 2, em que todo potencial digital do negócio é aproveitado, trazendo mais produtividade, resultados expressivos e de alta qualidade, respirando inovação.
Assim, promover a Transformação Digital nas empresas propicia que a visão de mercado da organização caminhe junto com as necessidades e anseios de seus consumidores, que também estão em constante mudança.
De acordo com o MIT – Massachusetts Institute of Technology, existem 03 pilares com 09 elementos da transformação digital que devem ser observados por todos aqueles que desejam modificar seu negócio e buscar a maturidade digital:
1º pilar – Transformar a Experiência do Cliente
- Buscar entender o cliente profundamente, desenvolvendo soluções inovadoras e assertivas para seus problemas, melhorar a experiência.
- Fazer uso de novos meios digitais de fazer negócios, como plataformas, aplicativos, redes sociais, por exemplo. Encontrar o cliente onde ele está, nos ambientes digitais mais favoráveis.
- Implementar canais automatizados de contato que permitam rápido retorno ao cliente, trazendo dinamismo e resolução acelerada.
2º pilar – Transformar os Processos Operacionais
- Revisar e automatizar processos necessários à operação do dia a dia, acelerando a entrega de resultados, eliminando desperdícios e aumentando a eficiência operacional.
- Capacitar os funcionários para contribuírem com o processo de transformação digital da organização e na mudança cultural gradual.
- Implantar a gestão por desempenho junto às equipes de trabalho, como forma de medir a produtividade e fomentar a atuação de times ágeis e auto organizados.
3º pilar – Transformar o Modelo de Negócios
- Mudar a maneira de fazer negócio e estar de olho aos novos hábitos de consumo da população em geral, para atender as necessidades emergentes.
- Desenvolver novos negócios digitais ao aproveitar as oportunidades identificadas dentro e fora da organização. É importante explorar as possibilidades!
- Focar na escala digital do negócio, de forma a poder oferecer seus produtos e serviços em escala global. Então faz-se necessário avaliar as estratégias de transformação do negócio para comportar a escalabilidade digital.
Dica de Leitura
Caso você tenha interesse em aprofundar seus conhecimentos, sugerimos a leitura do livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital”, de David L. Rogers.
O autor propõe uma análise profunda do que denomina “os cinco domínios da Transformação Digital: clientes, competição, dados, inovação e valor”, organizando-os em um framework de fácil implementação, uma vez que promover a Transformação Digital não se trata de uma questão de tecnologia, mas sim de estratégia.
Em suma, aqui você aprendeu o que é necessário para iniciar a jornada de transformação digital do seu negócio ou no seu ambiente de trabalho. Agora é com você, mão à obra! 😉
E aí, o que você achou do post? Aliás, conte-nos aqui nos comentários, deixe seu like nas nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos!
Ótima postagem! Adorei ler suas dicas e perceber o quanto você entende sobre o assunto.