O que é a Transformação Digital, afinal?

Dentro de ambientes corporativos é comum encontrarmos profissionais falando da importância da transformação digital para a sustentabilidade do negócio e modernização de produtos e serviços.

Há uma verdadeira corrida para estar à frente da concorrência, aumentar o público, explorar mais as redes sociais, entre outras iniciativas.

Todos querem fazer algo diferente, inovar com negócios disruptivos e usar cada vez mais a tecnologia. Mas será que só isso já é suficiente para a Transformação Digital acontecer?

O que não é Transformação Digital

Um grande equívoco sobre a transformação digital é achar que basta as organizações usarem a tecnologia ou patrocinar sua implementação para resolução de problemas. Não é bem assim que funciona.

A Transformação Digital NÃO É sobre usar tecnologia apenas, ter celulares, tablets ou smartphones, tão pouco sobre desenvolver aplicativos ou adotar recursos de tecnologias digitais. Não se trata meramente de aspectos técnicos, dispositivos ou equipamentos, nem mesmo simplesmente automatizar um processo ou outro dentro da organização.

Então, o que é a Transformação Digital, afinal?

O que é Transformação Digital

Com efeito, a transformação digital é um processo de transformação do negócio e da cultura corporativa, de maneira ágil e digital, com apoio tecnológico. Faz-se necessário entender a maneira como a tecnologia muda as condições de como negócios são feitos, causando impacto nas expectativas dos clientes, parceiros e funcionários.

Também chamado de jornada da Transformação Digital, esse movimento ganhou força após o uso do conceito de mundo VUCA, termo comumente usado para descrever a sociedade atual e a velocidade com que o mundo evolui e se transforma, dentro de cenários desafiadores e complexos.

Nesse sentido, para tornar palpável o entendimento sobre a transformação nas empresas e no mercado em geral, confira abaixo alguns exemplos de impactos reais em nossa vida cotidiana.

4Ds da Transformação Digital

Exemplos dos 4Ds da transformação digital:

  • Desmaterialização = quando algum produto originalmente físico passa a ser totalmente digital.
  • Desmonetização = quando o produto ou serviço perde valor e passa a ser gratuito.
  • Democratização = quando o acesso está disponível facilmente, para todas as pessoas.
  • Disrupção = quando há um novo modelo de negócio criado a partir de tecnologias emergentes, capazes de impactar o mercado em que atua.

Quer um exemplo de produto que passou por esses momentos? Então vamos lá: o GPS surgiu no mercado como um produto físico, criado inicialmente para uso militar voltado à localização. Quando comercializado, envolvia investimento em tarifas e taxas de utilização, o que restringia seu acesso ao público consumidor.  

Logo depois do lançamento dos smartphones e sua popularização, o GPS foi desmaterializado após ser incorporado aos dispositivos móveis e “transformado” em aplicativos para geolocalização (Google maps, Waze, entre outros). Também foi desmonetizado, pois o acesso se tornou gratuito e democratizado, já que pode ser baixado rapidamente pelas lojas de aplicativos e instalado em todos os smartphones.

Quanto à disrupção, o surgimento dos smartphones criou um novo mercado, um modelo de negócio mais amplo, em que seus consumidores poderiam fazer muito mais do que apenas ligações telefônicas e envio de mensagens de texto SMS. Como resultado, revolucionou o mercado e impactou as nossas vidas para sempre!

As 3 dimensões

Como a Transformação Digital é fomentada? A partir de 3 dimensões fundamentais, que são:

  • Cultura = refere-se aos comportamentos e mentalidade das pessoas envolvidas no processo de transformação da organização.

    Assim, quando a organização tem uma cultura forte, conservadora e fechada para a inovação, provavelmente seus funcionários terão dificuldades em aderir a elementos culturais da era digital, como colaboração, adaptabilidade, flexibilidade, inovação, agilidade, entre outros.
  • Tecnologia = essa dimensão refere-se ao uso de ferramentas, análise de dados, uso de sistemas autônomos e tomada de decisão baseada em dados.

    Uma forma de a organização se abrir para a transformação digital é fazer uso de tecnologias habilitadoras, ou seja, a Inteligência Artificial (IA), realidade virtual e aumentada, Internet das coisas (IoT), Ciência de Dados, Big Data e demais tecnologias.
  • Negócio = a última dimensão está voltada para a proposta de valor do negócio, e sua competitividade frente à concorrência, haja vista os novos meios digitais para fazer negócios, oferecer produtos e serviços inovadores, entre outros.

Dica de Leitura

Caso você tenha interesse em aprofundar seus conhecimentos, sugerimos a leitura do livro “Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital”, de David L. Rogers.

O autor propõe uma análise profunda do que denomina “os cinco domínios da Transformação Digital: clientes, competição, dados, inovação e valor”, organizando-os em um framework de fácil implementação, uma vez que não se trata de uma questão de tecnologia, mas sim de estratégia.

Concluindo: ser um agente de transformação digital no seu trabalho ou negócio requer observação, mudança de mindset e atitude ativa. Agora é com você 😉

E aí, o que você achou do post? Conte-nos aqui nos comentários, deixe seu like e compartilhe com seus amigos! 

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Luciane Liberato
Luciane Liberatohttps://www.invistanosestudos.com.br/
Founder na Invista nos Estudos, Administradora, coach, especialista em Logística Empresarial, Gestão de Projetos e Transformação Digital & Inovação. É Master Black Belt Lean Seis Sigma, instrutora de cursos gerenciais e mentora em projetos diversos.

Artigos Relacionados