Desvendando o Método Honey-Alonso

O método Honey-Alonso é um método baseado no aprendizado prático, fruto da interação do indivíduo com o ambiente em que está inserido – experiências e conhecimentos.

Os estilos de aprendizagem são como parâmetros para avaliar a maneira como as pessoas recebem informações, interagem e respondem a elas no dia a dia. É importante frisar que o estilo de aprendizagem compreende o modo próprio de cada um para adquirir suas vivências e entendimento das coisas.

Levando isso em consideração, um método de ensino aplicado pelas instituições pode se mostrar eficaz para algumas pessoas e ineficaz para outras.

Assim, ao descobrir o que funciona para você, é possível direcionar a maneira mais proveitosa de absorver conteúdo, ou mesmo produzir resultados surpreendentes no trabalho.

Origem do método Honey-Alonso

Embora mundialmente conhecido por esse nome, o método originou-se a partir dos estudos de Peter Honey e Alan Humford, que desenvolveram uma versão simplificada do modelo de David Kolb (idealizador do Método KOLB).

Eles elaboraram um questionário que continham descrições mais detalhadas para estilos de aprendizagem na perspectiva da psicologia e, também, sob a ótica da área empresarial. Eles consideraram que os resultados seriam apenas um ponto de partida para um diagnóstico preliminar, e não o fim em si mesmo.

Pensando nisso, Catalina M. Alonso (doutora em educação) se juntou a Peter Honey e juntos elaboraram um estudo sobre a problemática dos estilos de aprendizagem dentro das teorias gerais conhecidas, analisando-os criticamente.

Como resultado desse estudo, Catalina e seu colega Domingo J. Gallego adaptaram para a educação as análises sobre o estilo de aprendizagem em questão, como forma de entender melhor o impacto disso no campo educativo.

Assim, para mensurar o modelo aplicado à educação, Alonso e Gallego estruturaram as ideias e elaboraram, em 1995, o Questionário Honey-Alonso de estilos de aprendizagem – CHAEA (sigla das iniciais em espanhol).

Com efeito, após a aplicação do questionário, as respostas foram analisadas e quatro principais estilos de aprendizagem foram definidos: o ativo, o reflexivo, o teórico e o pragmático. Essa é a versão do método Honey-Alonso como conhecemos.

Quatro estilos de aprendizagem do método Honey-Alonso

Conforme já vimos, os estilos de aprendizagem estão relacionados ao modo preferido e individual que uma pessoa usa ao aprender um conteúdo. Abaixo, apresentamos os quatro estilos do modelo de Honey-Alonso, a saber:

Ativo – Indivíduos que se identificam com esse perfil apresentam preferências por atividades novas e desafiadoras; aprendizagem por meio de experiência, trabalho coletivo e prazos curtos. Geralmente são pessoas animadoras, que improvisam bem, espontâneas, descobridoras e que se arriscam.

Reflexivo – Já indivíduos desse estilo apresentam preferências por observação a partir diferentes perspectivas, como uma forma de planejar, atualizar dados, prestar atenção aos detalhes, observar os colegas e examinar significados. Em geral, são pessoas ponderadas, conscientes, receptivas e analíticas.       

Teórico – Diferente dos demais, os indivíduos que se encaixam nesse estilo preferem a aprendizagem por meio de modelos, teorias lógicas e complexas ou conceitos; tendem a ser perfeccionistas na análise de ideias estruturadas e se afastam do subjetivo e da ambiguidade. Desse modo, são disciplinados, planejadores, sistemáticos e, para eles, se é lógico é bom.  

Pragmático – Por último, as pessoas desse estilo de aprendizagem funcionam por meio de aplicações práticas e imediatas de ideias, especialmente com aquelas que os atraem. Os indivíduos pragmáticos tendem a ser impacientes com aqueles de perfil teórico, uma vez que assumem postura mais realista ao tomar uma decisão. Destacam-se as características de experimentação, praticidade, eficácia e realismo nas ações de quem se identifica com esse perfil de aprendizagem.

Para fazer o questionário do método Honey-Alonso diretamente (são 80 sentenças), e descobrir qual o seu estilo de aprendizagem predominante, clique aqui. 

Impactos no processo de ensino-aprendizagem

A teoria dos estilos de aprendizagem contribui positivamente para a construção de um processo de ensino-aprendizagem capaz de respeitar as individualidades e permitir a flexibilização das técnicas de ensino.

O principal objetivo deve ser identificar no indivíduo o estilo de maior predominância de aprendizado e, com isso, desenvolver estratégias para fomentar os outros estilos não predominantes, posto que é importante a pessoa viver o processo de aprendizagem de maneira completa e se desenvolver.

Aprendizado Contínuo

Com efeito, devemos ampliar as habilidades dos indivíduos, para que o processo de aprendizado seja motivador, prazeroso, fluido, recorrente, como um ciclo de aprendizado contínuo.

Sem dúvida, é necessário preparar a sociedade para lidar com volume de informação disponível e direcionar os indivíduos para a urgência de atualização profissional constante.

Por fim, quanto mais estilos de aprendizagem o indivíduo puder utilizar, melhor conseguirá construir conhecimentos e aprender, tendo em vista as exigências da atualidade. Tudo isso é importante para garantir que se manterá relevante em cenários de constante mudança.

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Boa leitura 😉 E aí, o que você achou do método HONEY-ALONSO? Conte-nos aqui nos comentários, deixe seu like e compartilhe com seus amigos esse post!

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Luciane Liberato
Luciane Liberatohttps://www.invistanosestudos.com.br/
Founder na Invista nos Estudos, Administradora, coach, especialista em Logística Empresarial, Gestão de Projetos e Transformação Digital & Inovação. É Master Black Belt Lean Seis Sigma, instrutora de cursos gerenciais e mentora em projetos diversos.

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