Hábitos digitais saudáveis para toda a família

Estabelecer hábitos digitais saudáveis que funcionem para toda a família se tornou um grande desafio. Não é de hoje que pais e filhos se enfrentam em conversas difíceis sobre o tempo de uso para dispositivos digitais como notebook e celular.

Com toda a certeza, momentos como esse são cercados de estresse e insatisfação geral. Contudo, há algo importante a fazer para que pais e filhos superem essa etapa com acordos e harmonia: definir hábitos digitais que funcionem para todos. 

Além disso, é importante que os combinados sejam feitos em conjunto, de tal forma que possa haver uma boa mudança de hábitos a longo prazo.

Sendo assim, compartilhamos abaixo 05 dicas relevantes para definir novos hábitos digitais saudáveis.

Estratégia familiar

O primeiro passo é reunir a família para conversar sobre vida digital e definirem juntos quais momentos priorizar – um tempo de qualidade desconectados.

Uma boa maneira de começar o diálogo familiar é refletir sobre a percepção de momentos em que a tecnologia contribuiu para alguém estar presente “pela metade” em almoços, festas e encontros familiares.

Muitas vezes, os pais estão focados em olhar o celular e “perdem” momentos com os filhos, já que os dispositivos são uma grande distração. Da mesma forma, as crianças ficam distraídas com desenhos e jogos, seja por iniciativa própria ou pelos pais que disponibilizam tablets ou celulares aos pequenos.

Então, comece por você: reduza o uso do celular e notebook quando estiver em momentos de interação familiar para que seus filhos sigam seu exemplo.

Uso das mídias sociais

As mídias sociais atraem rapidamente a atenção e roubam mais tempo do que de o esperado. Por isso, é fundamental os pais refletirem sobre aspectos positivos e negativos da exposição às mídias sociais, definindo como elas se encaixam na dinâmica familiar. 

Só para ilustrar, uma boa forma de conversar sobre os aspectos positivos é perguntando como seus filhos usam as redes sociais e quais benefícios obtiveram. Estabelecer conexões reais e positivas, assumindo comportamentos voltados ao bem-estar e segurança nas mídias sociais proporciona um aprendizado relevante para sempre fazer a coisa certa.

Todavia, há aspectos negativos que merecem atenção e diálogo com seus filhos, para evitar comportamentos agressivos, ofensas em geral como bullying, cyberstalking, haters e trolls. Importante avaliar essas atitudes com recorrência e incluí-las na lista de temas dos diálogos familiares.

Estar conectado às redes sociais requer maturidade dos filhos em seu uso e responsabilidade dos pais em acompanhar os perfis e conexões feitas por lá. Portanto, após a conversa inicial, é hora de falar sobre a hora certa de dar pausa nas mídias sociais e criar hábitos digitais saudáveis.

Atividades online

Outro hábito bastante comum é o jogo online – seja por aplicativo no celular ou aqueles que se jogam diretamente no navegador do computador. Quando menos esperamos, já se passaram algumas horas ali totalmente focados e por isso é fundamental criar hábitos saudáveis para crianças.

Embora existam inúmeros joguinhos educativos disponíveis, alguns jogos apresentam perfil de violência e linguagem ameaçadora, provocando sentimentos ruins e conflitos familiares.

É fundamental incentivar as crianças e adolescentes a perceberem quais são as partes boas dos games que jogam, do tipo: aprender novas informações, trabalhar em equipe e tipos de estratégia para ganhar o jogo.

Quanto às partes não tão boas dos jogos, os pais precisam ajudar seus filhos a desenvolver o senso de responsabilidade e confiança em si mesmos, para se afastarem de desafios que os coloquem em risco ou mesmo que exponham informações pessoais a desconhecidos.

Conexões presenciais

Por outro lado, a família pode se beneficiar de momentos para integração em conjunto, como criar uma tarde de lazer no parque, andar pela vizinhança ou definir algumas noites para jogos digitais.

Combinar um almoço no shopping, uma visita ao comércio local, uma ligação para algum parente ou a leitura de um livro farão toda a diferença!

Seja como for, o importante é unir a família e mostrar o valor do equilíbrio em se desconectar algum tempo e sentir bem com isso. Que tal começar hoje essa estratégia? 😉

Gestão de conteúdo

Igualmente relevante, a gestão de conteúdo também deve ser feita em conjunto, já que cada família tem sua própria definição de “conteúdo saudável” ou positivo. Os pais podem conversar com os filhos para entender quais sites, aplicativos ou vídeos mais acessam, o que extraíram de aprendizados ou quais sentimentos desenvolveram.

Entretanto, alguns conteúdos insalubre e plataformas precisam ser regulados pelos pais, considerando o tipo de linguagem, imagens e mensagens inadequadas ao público infanto-juvenil.

Fazer uso equilibrado de dispositivos digitais auxilia na definição de quanto tempo gastar com telas e sobre como gastar esse tempo. É estar atento à qualidade ao mesmo tempo em que define quantidade de horas disponíveis para acesso digital.

Finalmente, você aprendeu 05 estratégias relevantes para definir novos hábitos digitais saudáveis para sua família. Comece hoje! Agora é com você 😊

Antes de finalizar esse post, convidamos você para:

Caso tenha interesse em aprofundar a pauta, sugerimos a leitura do livro “Tecnologia na Infância: Criando hábitos saudáveis para crianças em um mundo digital”, da Dra. Shimi Kang.

E aí, o que você achou desse artigo? Conte-nos aqui nos comentários, deixe seu like e compartilhe com seus amigos esse post!

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Luciane Liberato
Luciane Liberatohttps://www.invistanosestudos.com.br/
Founder na Invista nos Estudos, Administradora, coach, especialista em Logística Empresarial, Gestão de Projetos e Transformação Digital & Inovação. É Master Black Belt Lean Seis Sigma, instrutora de cursos gerenciais e mentora em projetos diversos.

Artigos Relacionados