Comunicação não violenta: 03 livros para aprender a se relacionar melhor

A dinâmica da vida exige de nós uma boa dose de habilidades para manter relacionamentos saudáveis e baseados em uma comunicação não violenta.

Saber ouvir e entender corretamente o que de fato o outro fala, além de externar o que realmente queremos dizer pode ser uma tarefa complexa.

Com o propósito de mergulhar nas experiências frustradas de milhares de pessoas em seus relacionamentos familiares e profissionais, e estuda-las com profundidade, o psicólogo clínico Marshall Rosenberg desenvolveu o método mundialmente conhecido como Comunicação Não Violenta – CNV.  

Assim, quando compreendemos nossas reais necessidades e criamos um espaço conjunto com as pessoas interlocutoras, temos oportunidade para desenvolver relacionamentos prazerosos e nos comunicarmos profundamente.

O que é a Comunicação Não Violenta (CNV)

A Comunicação não violenta é uma forma de comunicar-se voltada à estruturação de relações parceiras e amistosas, que contam com cooperação, empatia e comunicação eficaz. É como um estilo de ser, pensar e viver, uma vez que mostramos o que vive em nós e captamos o que vive nos outros.

O criador da CNV explica que as habilidades humanas de comunicação e estruturas de linguagem reforçam a nossa humanidade, ainda que em condições divergentes. Inegavelmente, Marshall Rosenberg compartilha segredos que ajudam o leitor a descobrir o que fazer para enriquecer os relacionamentos.

Para auxiliar você a resolver conflitos de maneira eficaz e a desenvolver sua comunicação não violenta, sugerimos 03 leituras incríveis que vão agregar bastante:

1 – Comunicação não violenta (CNV)

Neste livro surpreendente e best-seller mundial, você aprenderá a importância da boa comunicação, os valores e princípios que regem a CNV.

Desse modo, você será capaz de:

Livro “Comunicação Não Violenta”
  • Abrir o coração para relacionamentos e superar as experiências ruins do passado
  • Descobrir sentimentos escondidos atrás das aparências
  • Externar a raiva de maneira não violenta
  • Mudar o mindset e ter pensamentos positivos
  • Mediar e resolver conflitos pacificamente
  • Desenvolver relacionamentos interpessoais saudáveis, respeitosos e colaborativos

Ademais, para aprender tudo sobre a CNV e mudar de patamar em seus relacionamentos no trabalho, família e amigos, sugerimos a leitura completa do livro “Comunicação não violenta – Nova edição: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais”, de Marshall B. Rosenberg. Aproveite 😊

2 – Vivendo a comunicação não violenta

Similarmente, este livro também escrito pelo Rosenberg, apresenta diversas estratégias instigantes para nos conectarmos com as pessoas de maneira sincera, natural e cheia de compaixão.

Nessa leitura, você aprenderá a:

Livro “Vivendo a Comunicação não Violenta”
  • Resolver os conflitos de maneira habilidosa
  • Amar a si mesmo e estabelecer vínculos amorosos sem renunciar a seus valores pessoais
  • Reconciliar-se com as pessoas sem precisar fazer concessões
  • Descobrir a virtude que existe na raiva
  • Educar filhos com empatia e compaixão
  • Papel da espiritualidade na comunicação não violenta

Portanto, se você deseja aprofundar seus conhecimentos e viver na prática as conexões de forma sincera, sugerimos a leitura completa do livro “Vivendo a comunicação não violenta: Como estabelecer conexões sinceras e resolver conflitos de forma pacífica e eficaz”, de Marshall B. Rosenberg. 😉

3 – Como se relacionar bem usando a Comunicação Não Violenta

Em terceiro lugar, esta obra fantástica apresenta uma forma inovadora e diferente para compreender as relações humanas em sua essência, a partir de exemplos reais.  

O autor aborda com perspicácia a resolução de conflitos no casamento, entre amigos e colegas do trabalho, encorajando o autoconhecimento e criação de vínculos verdadeiros.

Em suma, você poderá:

“Como se relacionar bem usando a Comunicação Não Violenta”
  • Ser você mesmo e expressar-se com clareza
  • Adaptar a linguagem para abster-se de conflitos dispensáveis
  • Compartilhar opiniões pessoais sem ferir as demais pessoas
  • Receber críticas e ter assertividade para não se abalar
  • Ser responsável por sentimentos internos e ações próprias
  • Identificar e superar as crenças preconcebidas

Sem dúvida, essa é uma leitura obrigatória para quem deseja aprender com exemplos reais e obter ferramentas práticas aplicáveis no dia a dia. Por isso sugerimos a leitura completa do livro “Como se relacionar bem usando a Comunicação Não Violenta”, de Thomas D’Ansembourg.

Em síntese, se você aplicar as dicas sugeridas de leitura, pode ter uma vida mais harmônica e desenvolver relações saudáveis e equilibradas daqui em diante. Agora é com você 😉

Convite

Antes de encerrar esse post, convidamos você para:

E aí, o que você achou desse artigo? Conte-nos aqui nos comentários, deixe seu like e compartilhe com seus amigos esse post!

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Luciane Liberato
Luciane Liberatohttps://www.invistanosestudos.com.br/
Founder na Invista nos Estudos, Administradora, coach, especialista em Logística Empresarial, Gestão de Projetos e Transformação Digital & Inovação. É Master Black Belt Lean Seis Sigma, instrutora de cursos gerenciais e mentora em projetos diversos.

Artigos Relacionados