Desvendando o Método KOLB

O método KOLB é um instrumento interessante a ser utilizado por profissionais, a fim de identificar as diferentes maneiras pelas quais as pessoas aprendem, respeitando as suas particularidades.

Esse método pode ajudar você a compreender como fazer uma boa escolha de carreira profissional, resolver problemas assertivamente, estabelecer objetivos, se relacionar com outras pessoas, lidar melhor com novas situações ou experiências e, também, trabalhar em equipe.

 Somos pessoas diferentes e temos atributos particulares que nos identificam, uma vez que processamos informações e absorvemos conhecimentos de formas distintas uns dos outros.

Dessa forma, o modelo KOLB baseia-se na experiência do aprendiz e foi desenvolvido em 1984 pelo especialista e teórico educacional norte-americano David A. Kolb.

Primordialmente, a essência do método considera um ciclo de aprendizado baseado nas emoções, condutas e comportamentos pessoais, em diferentes formas e estratégias próprias de aprendizagem.

As dimensões para aprendizagem no método KOLB

O autor do modelo desenvolveu uma categorização dos estilos de aprendizagem, organizada de maneira a considerar duas amplas dimensões necessárias para que a aprendizagem ocorra, e cada uma delas possui duas subdivisões.

De um lado, a percepção do meio, através da Experiência concreta (EC) e da Conceitualização abstrata (CA). Essa dimensão considera a maneira como os indivíduos percebem a informação, através dos sentidos (visual, auditivo e verbal).

Do outro lado, o processamento da informação, promovido por meio da Experiência ativa (EA) e da Observação reflexiva (OR). Essa dimensão considera as características intrínsecas do indivíduo e a sua estrutura cognitiva.

Conforme o resultado da combinação das subdivisões, surgem os quatro estilos de aprendizagem do método.

Os quatro estilos de aprendizagem do método KOLB

Kolb entende que os estilos de aprendizagem são preferências na maneira de perceber, organizar, processar e compreender a informação, uma vez que as pessoas, em sua maioria, têm propensões distintas.

Ao realizar o teste, é possível descobrir qual a modalidade de aprendizagem da pessoa (EC, OR, CA, EA) e os diferentes estilos de aprendizagem (convergente, divergente, acomodador e assimilador).

Assim, confira abaixo os quatro estilos de aprendizagem do modelo:

1. Convergente (CA + EA)

Inicialmente, as pessoas que apresentam esse estilo, geralmente são pragmáticas, racionais, analíticas, organizadas, orientadas para tarefas, atentas aos aspectos técnicos e gostam de resolver problemas aplicando o raciocínio hipotético-dedutivo.

As atividades que mais beneficiam esse perfil são: aceitar desafios, fazer atividades curtas e produzir resultados imediatos.

2. Divergente (EC + OR)

Por outro lado, as pessoas identificadas por esse estilo de aprendizagem são sociáveis, conseguem gerar e sintetizar bem as ideias, são sonhadoras, valorizam a compreensão e empatia, são flexíveis e intuitivas. Geralmente consideram diferentes pontos de vista para resolução de problemas.

As atividades que mais beneficiam esse perfil são: adaptar a postura de observação das situações e analisar antes de agir.

3. Assimilador (CA + OR)

Em contrapartida, os indivíduos identificados pelo estilo de aprendizagem Assimilador, são mais teóricos, lidam bem com modelos e lógica, são reflexivos e geralmente pensadores mais abstratos, são menos sensíveis, mais planejadores, organizados e metódicos.

As atividades que mais beneficiam esse perfil são: uso de teorias e modelos, associar ideias a desafios, além de explorar atividade de investigação.

4. Acomodador (EC + EA)

Finalizando, o último estilo de aprendizagem é o Acomodador, cujas pessoas que se identificam com ele são, por assim dizer, sociáveis, organizados, buscam objetivos, orientam-se para ação, comprometidos e adaptam-se a diferentes circunstâncias.

As atividades que mais beneficiam esse perfil são: explorar relação teoria-prática, observar outras pessoas trabalharem e praticar imediatamente o que aprendeu.

Por fim, é importante destacar que o método KOLB considera o processo de aprendizagem como um ciclo experiencial, uma vez que, ao incluir as duas dimensões – Percepção do meio e Processamento da informação (e as quatro subdivisões), o método reforça que é necessário passar por todo o ciclo, para permitir que novas reflexões sejam assimiladas e novas habilidades desenvolvidas.

Para descobrir seu estilo de aprendizagem a partir do método KOLB, preencha o questionário:

O formulário Kolb apresenta 12 frases, cada uma com quatro opções a serem numeradas de 1 a 4, conforme abaixo:

  • 4: para a opção que é a mais se parece com você
  • 3: para a segunda opção que mais se parece com você
  • 2: para a terceira coisa que mais se parece com você
  • 1: para a opção que é menos se parece com você

Prontinho: agora Baixe seu teste aqui (versão em espanhol) e explore as suas formas de aprendizagem!

Antes de finalizar esse post, convidamos você para:

Boa leitura 😉

E aí, o que você achou do método KOLB? Conte-nos aqui nos comentários, deixe seu like e compartilhe com seus amigos esse post! 

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Luciane Liberato
Luciane Liberatohttps://www.invistanosestudos.com.br/
Founder na Invista nos Estudos, Administradora, coach, especialista em Logística Empresarial, Gestão de Projetos e Transformação Digital & Inovação. É Master Black Belt Lean Seis Sigma, instrutora de cursos gerenciais e mentora em projetos diversos.

Artigos Relacionados