É inegável que a Inteligência Artificial veio para ficar e o chatGPT é uma prova disso. Estamos cercados por tecnologia e Inteligência Artificial na vida, descanso, trabalho, lazer, aniversários e até quando estamos conversando!
Afinal, em pouco mais de dois meses, o mundo foi impactado pelo lançamento do ChatGPT, que já alcançou mais de 100 milhões de usuários. “Mas o que é ChatGPT?”, “E esse negócio de Inteligência Artificial, o que muda na minha vida?”, “E meu negócio, o que preciso saber para me adequar?”.
Quer saber de tudo isso e mais? Então, convido você a mergulhar na leitura deste artigo e obter as respostas certas para suas perguntas:
Evolução da Inteligência Artificial
Desde a década de 1960, os cientistas trabalhavam a visão computacional e a capacidade de “leitura” das máquinas, desenvolvendo assim a Inteligência Artificial (IA). Dessa forma, criava-se a referência mundial ao uso da tecnologia para modelar a inteligência humana.
Apesar de processar dados e conversar semelhante aos humanos, as máquinas ainda não “entendiam” o que faziam ou falavam, precisando fazer uso de algoritmos. Ao entender que algoritmo é um processo sequenciado usado para resolver um problema, foi proposta a mudança para “aprendizado de máquina”, baseada em ideias.
Com isso, quando o processo se tornou mais sofisticado, as máquinas puderam “aprender” de maneira mais eficaz, sem necessariamente receberem treinamento nas especificidades do aprendizado.
Atualmente, a IA evoluiu para diferentes frentes de atuação, entre elas estão: o Processamento de linguagem natural (usada em assistentes virtuais de voz – Siri, Alexa etc.), os Chatbots (como o chatGPT e outros), Visão Computacional (usada para guiar veículos autônomos, por exemplo), Aprendizado Profundo (usado para tomar decisões sobre fiança, sentença e liberdade condicional, entre outros), IA generativa (produção de trabalhos criativos — imagens, música, texto, poesia, canções etc.) e Redes neurais (quando um computador aprende similarmente ao cérebro humano – tentativa e erro).
Inteligência Artificial Generativa
Conforme falado anteriormente, a IA Generativa é uma modalidade de Inteligência Artificial voltada para a criação de imagens, textos, vídeos e áudios de forma original, a partir de sugestões ou perguntas. É baseada em algoritmos voltados para aprendizado de máquina.
O que é ChatGPT
ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em IA Generativa, desenvolvido e mantido pela OpenAI, tendo sido lançado em novembro/22. Só para exemplificar, ao usar o ChatGPT você terá respostas contextualizadas, pois ele é um sistema que pode pegar sequências de entradas e processá-las simultaneamente, em vez de isoladamente, para garantir o contexto da informação.
Sobre a OpenAI
Inicialmente, a OpenAI foi fundada em 2015 como uma organização sem fins lucrativos para pesquisa em inteligência artificial, tendo como investidores iniciais Reid Hoffman e Elon Musk, que saiu em 2018. Logo depois, em 2019, a OpenAI passou a ser uma entidade com fins lucrativos, quando a Microsoft investiu US$ 1 bilhão. Assim, a OpenAI é coproprietária do modelo de linguagem natural GPT (Generative Pre-trained Transformer) juntamente com a Microsoft.
Com toda certeza, usar IA corporativamente provoca diversos impactos nos negócios, tanto positivos quanto negativos, a começar pela corrida para inseri-la nos fluxos de trabalho. Veja abaixo alguns exemplos:
Impactos positivos potenciais nos negócios
- Maior eficiência: automatizar tarefas repetitivas e tediosas, permitindo que os funcionários se concentrem em tarefas mais estratégicas e criativas.
- Tomada de decisão mais assertiva: com a IA, é possível analisar grandes quantidades de dados em tempo real e fornecer insights valiosos para ajudar a tomar decisões mais informadas e precisas.
- Personalização: adaptar e personalizar suas ofertas para clientes individuais com base em seus dados e preferências, potencializando seu negócio.
- Redução de custos: a IA pode ajudar as empresas a reduzir custos operacionais e desperdício de tempo e dinheiro.
- Inovação: desenvolver novos produtos e serviços que antes não eram possíveis, criando oportunidades de inovação e diferenciação no mercado.
Impactos negativos potenciais nos negócios
- Perda de empregos: a automação de tarefas pode resultar em perda de empregos para funcionários que anteriormente realizavam essas tarefas.
- Viés: a IA pode ser treinada com dados tendenciosos e replicar esses preconceitos em suas análises e recomendações.
- Falta de transparência: as decisões tomadas pela IA podem ser difíceis de entender e explicar, o que pode levar a falta de transparência e conflitos.
- Dependência tecnológica: a dependência excessiva da IA pode tornar as empresas vulneráveis a falhas técnicas e outros problemas que possam ocorrer.
- Privacidade: o uso inadequado pode levar a uma coleta excessiva de dados pessoais dos clientes, o que pode levantar preocupações de privacidade e segurança dos dados. Além disso, monitorar e rastrear atividades dos usuários envolve questões éticas e de privacidade.
Pontos de Atenção para o uso do Chat GPT
Também é importante ressaltar a importância de contar com suporte jurídico para resguardar a originalidade e a propriedade intelectual do seu negócio frente à concorrência. Além disso, tem as questões éticas e eventuais problemas decorrentes de informações, imagens e vídeos que tragam mensagens imprecisas, incorretas ou discriminatórias – deixando seu negócio exposto.
😉 E aí, o que você achou desse artigo? Conte-nos aqui nos comentários, siga nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos esse post!