Um dos grandes desejos do ser humano é ser feliz. É como um sonho bom, uma promessa cumprida ou mesmo um desafio superado. “Ser feliz é uma qualidade ou estado de feliz, é o estado de uma consciência exultante, realizada – é regozijo, satisfação, alegria, bem-estar”. Parece fácil ao ler essa definição do dicionário, mas na vida real – aquela do dia a dia, ser feliz depende mais de decisões diárias do que simples pensamentos.
Quando falamos de felicidade, tendemos a projetar nos outros a responsabilidade pelo nosso sorriso, alegrias, satisfação e bem-estar, como se fôssemos incapazes de assumir tal protagonismo sobre nossas emoções e circunstâncias. Ficamos tristes quando não somos correspondidos na proporção que desejamos, talvez frustrados, rígidos e estressados, culpando alguém pelos nossos problemas e decepções.
Ficamos à mercê de opiniões alheias e assumimos o papel da vítima, consumidos pelos próprios problemas, falta de tempo, estresse e relacionamentos instáveis. Contudo, é fundamental assumir uma postura mais assertiva, em prol de se tornar uma pessoa feliz.
Mas como ser feliz, afinal?
Esse assunto é tão importante que vem sendo estudado por diversas instituições, ano após ano, com o objetivo de trazer clareza ao que torna as pessoas felizes. Assim, em pesquisa realizada durante 80 anos pela Universidade de Harvard, intitulada de “Harvard Study of Adult Development”, foram identificados diversos aspectos que ajudam a desvendar o segredo da felicidade. A grande descoberta do estudo é que são os relacionamentos de qualidade que nos mantém felizes e saudáveis.
Desse modo, pessoas felizes geralmente são aquelas que adoram o que fazem e tendem a se auto motivarem, buscando no aprendizado contínuo o auto aperfeiçoamento e melhoria constante do desempenho individual.
Está tudo bem em ser uma pessoa feliz, paciente, generosa e mais relaxada! Isso é uma grande vantagem pessoal e profissional. Ao decidir ser feliz, a pessoa assume papel ativo na família, trabalho e relacionamentos, mantendo boas relações interpessoais.
Assim, de acordo com o estudo, para ter uma vida mais feliz você deve observar e colocar em prática as 07 dicas sugeridas abaixo:
1 – Atividades físicas
Em primeiro lugar, praticar exercícios aeróbicos auxiliam no estímulo dos neurotransmissores da felicidade, que produzem efeitos de longo prazo no organismo. As pessoas tendem a ficar mais alegres após exercícios físicos recorrentes.
2 – Espiritualidade
Em segundo lugar, quando nos conectamos com a nossa espiritualidade, estimulamos a fé e desenvolvemos a gratidão. Uma forma de trabalhar a mente é através da meditação.
3 – Fazer coisas novas
Com efeito, os seres humanos geram sensação de alegria e bem-estar quando fazem contato com outras pessoas ou experimentam coisas novas. Que tal fazer algo diferente hoje? Certamente ajudará você a se sentir mais feliz.
4 – Voluntariado
Dedicar-se aos outros através de ações voluntárias e de colaboração produzem sensação natural de realização e maior felicidade. É muito gratificante obter novas oportunidades e experiências, contribuindo para fazer o bem a outras pessoas. 😊
5 – Mentalidade Positiva
Você já lidou com algum colega de trabalho pessimista, negativo ou fofoqueiro? Se sim, sabe o quanto uma pessoa negativa faz o ambiente ser tóxico e pesado. Então, estimule os pensamentos positivos e defina limites claros, em prol da sua felicidade. Pensar em coisas boas ajuda a desenvolver a mentalidade positiva e traz novas formas de ver as situações do dia a dia.
6 – Conexões interpessoais
Sem dúvida alguma, os relacionamentos humanos são a chave para a felicidade. O estudo conclui que relacionamentos sólidos são o indicador mais forte de satisfação com a vida, uma vez que a felicidade surge das conexões. Assim, quanto mais conexões com as áreas da vida, melhor!
7 – Evite álcool e cigarros
Por último, a pesquisa mostrou que o consumo de álcool foi apontado como a causa principal de divórcios entre os participantes do estudo. Além disso, foi correlacionado com reações de neurose e depressão nos homens avaliados. Já o tabagismo, contribuiu fortemente para a morte precoce de entrevistados ao longo da pesquisa.
Concluindo: se decidir ser feliz, a sua vida vai começar a mudar imediatamente! Agora é com você 😉
E aí, o que você achou do post? Conte-nos aqui nos comentários, deixe seu like e compartilhe com seus amigos!