Saber como enriquecer pode estar no topo da lista de sonhos e desejos de qualquer um. Quem não quer uma conta bancária polpuda e realizar todos os sonhos da vida? Parece algo difícil demais nas circunstâncias econômicas e financeiras atuais, não é? Contudo, não é uma missão impossível.
Pensando em exemplos de sucesso para ilustrar as potencialidades, temos a Suíça, que é um país sem litoral e sem tanta expressividade em exportação de produtos, mesmo assim é um dos países mais ricos da Europa.
Suas duas principais cidades – Zurique e Genebra são consideradas as duas melhores cidades em qualidade de vida no mundo. Então, de onde vem os recursos que fazem delas uma região tão rica? É sobre isso e outros assuntos que o livro “Os Axiomas de Zurique” de Max Gunther aborda.
O autor compartilha que o pai dele era um banqueiro nascido e criado em Genebra (Suíça) e que se mudou para os Estados Unidos a fim de dirigir a filial de um gigante banco de sua terra natal.
Ademais, ele relata que todo suíço possui uma forte tendência a ser especulador e defende a tese de que é por essa característica intrínseca que os suíços são tão bem-sucedidos financeiramente. Só para ilustrar, o pai de Gunther, Franz Heirinch ou Frank Henry (como ficou conhecido na América), dizia que uma grade curricular escolar só estaria completa se contivesse a matéria da Especulação.
Sobre o Livro
A obra explica que para ganhar você precisa primeiro apostar – sim, isso mesmo, apostar. Sem isso não se pode ganhar, uma vez que as pessoas desejam desfrutar da riqueza, mas poucas estão realmente dispostas a se arriscar por elas.
Assim, quando Gunther fala em apostar, não se refere aos jogos de azar da loteria, uma vez que as chances de ganhar são escassas. Outrossim, sugere assumir riscos calculados: quando se ganha, ganha-se muito e quando se perde, perde-se pouco, no famoso “ganhar de balde e perder de colherzinha”.
Dessa forma, o livro traz os segredos de um grupo exclusivo de homens que conseguiu enriquecer investindo de diversas formas, seja por ações, imóveis, commodities, moedas estrangeiras e outras. Fizeram muito dinheiro e transformaram a Suíça em um dos países mais endinheirados.
Axiomas
Ao viver a experiência de aprender com o pai, o autor reuniu um guia de regras e princípios infalíveis, conhecido como “Os axiomas de Zurique” e serve de base para qualquer pessoa que pretende enriquecer no mercado financeiro.
O objetivo é diminuir riscos e aumentar lucros, uma vez que são um conjunto de fundamentos que ensinam como praticar um gerenciamento de risco realista, capaz de ser seguido por qualquer pessoa que esteja interessada.
Com o intuito de facilitar o entendimento e aprendizado de como enriquecer, o livro divide as regras em 12 axiomas principais, a saber:
- 1º axioma = se você não está receoso ou pensativo, não está atrevendo-se demais.
- 2º axioma = identifique o lucro sempre cedo demais.
- 3º axioma = quando o barco der sinais de naufragar, pule e salve-se.
- 4º axioma = desconfie das pessoas que fazem “previsões” a respeito do futuro.
- 5º axioma = até começar a parecer ordem, o caos não é perigoso.
- 6º axioma = evite criar vínculos profundos.
- 7º axioma = só acredite em palpites que possam ser demonstrados.
- 8º axioma = não coloque para Deus a responsabilidade do seu enriquecimento.
- 9º axioma = não faça manobras contando apenas com a sua confiança.
- 10º axioma = corra da opinião da maioria.
- 11º axioma = se não deu certo da primeira vez, esqueça.
- 12º axioma = não leve tão a sério os planejamentos de longo prazo.
Axiomas secundários
O livro também apresenta 16 axiomas secundários, divididos ao longo dos 12 axiomas principais, que vão mostrar a você uma lição importante para começar qualquer coisa na vida: não é porque alguém tem resultados expressivos que você também terá logo no início da jornada. Há sempre uma curva de aprendizado a cumprir para conseguir enriquecer. Inicie a sua agora!
Dicas de Leitura
Esperamos que o artigo tenha instigado você a se aprofundar no tema de finanças e aumentar seus rendimentos. Então sugerimos a leitura completa do livro “Os Axiomas de Zurique” de Max Gunther.
Antes de finalizar esse post, convidamos você para:
Boa leitura 😉 E aí, o que você achou desse artigo? Conte-nos aqui nos comentários, deixe seu like e compartilhe com seus amigos esse post!